• Projecto (PT)

    O objectivo do LifeSaver é desenvolver uma plataforma de software para suportar a indústria na optimização do seu desempenho energético e gestão da participação no mercado de emissões (CO2). Este suporte é realizado através de um conjunto modular ICT combinando ferramentas de perceção de contexto, monitorização inteligente e aquisição de dados convencional dos consumos de energia. O projecto tenta responder a necessidades identificadas na indústria em três direcções:

    i) Suporte à gestão de operações para identificar possibilidades imediatas de redução de consumo de energia;

    ii) Reconfiguração de controladores no médio-prazo no melhor compromisso entre desempenho e consumos energéticos;

    iii) Suporte à decisão na eficiência energética e participação no mercado de emissões de CO2 com base nos dados recolhidos de consumo e volumes de produção esperados.

    Os processos de manufactura caracterizam-se nos dias de hoje pela sua complexidade e flexibilidade, gerando padrões de utilização altamente dinâmicos. Para lidar com esta variabilidade dos padrões de consumo energético e para permitir uma gestão de energia eficiente nos processos de produção, o LifeSaver complementa os dados de medidos relativos aos consumos com informação diversa adicional obtida de sistemas AmI (e.g. interacções entre operadores humanos e o equipamento ou os processos) e com medidas relacionadas com o processo de produção (e.g. temeperatura de uma máquina específica). O principal objectivo é o enriquecimento dos dados de consumo de energia com informação adicional sobre o contexto em que o uso do equipamento ocorreu. Isto permite aos restantes blocos do LifeSaver aceder e processar informação mais completa e optimizar a eficiência energéticas dos processos.

    Serão desenvolvidos três demonstradores da aplicação da plataforma LifeSaver em ambientes industriais, conjuntamente com os novos modelos de negócio resultantes.

    O projecto tem 8 parceiros distribuídos por Portugal (2), Alemanha (3) e Eslovénia (3). O LifeSaver é coordenado pelo UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, um instituto de investigação privado e sem fins lucrativos situado no campus da FCT/UNL na Caparica.